A página da sua... da nossa Paixão!  
Página Inicial
paixão2CV
O Carro
Academia
Oficina
Biblioteca
Clubes
Devaneios
Internet
Mapa
Cont@cto

Citroën 2CV - 2CV


>> Paix„o 2CV >> Academia >> Motor 4 Tempos - 2

Expansão

Esta fase inicia-se com a geração de uma faísca entre os dois electrodos da vela. É assim feita a ignição que dará início à combustão da mistura ar-combustível.

Como resultado do forte aumento de temperatura, gera-se dentro do cilindro uma pressão elevada, que provocará a deslocação do cilindro até ao PMI.

Esta é a fase útil do ciclo, pois é aquela em que será produzida e fornecida ao exterior energia. A energia térmica é transformada, pelo movimento do êmbolo que por sua vez o transmite à biela e cambota, em energia mecânica.

Os motores a 4 tempos são muitas vezes designados como "motores de explosão". Esta expressão está errada, pois o que ocorre não é uma explosão, mas sim uma conbustão extremamente rápida.

Todos os tipos de "explosões" ou "detonações" na câmara de combustão são de evitar, pois reduzem o tempo de vida útil do motor e não permitem uma combustão limpa e completa. Muitos dos esforços no desenvolvimento de motores concentram-se na concepção de uma câmara de combustão que permita uma combustão uniforme de toda a mistura que lá se encontra.

 

Escape

O gases resultantes da combustão escapam-se por um colector de escape, através da válvula de escape que se abre.

A expulsão dos gases é completa pelo deslocamento entre o PMI e o PMS.

No fim desta fase a válvula de escape fecha-se e a de admisão abre-se, iniciando-se assim um novo ciclo.

 

Espaço Vazio - Citroën 2CV Página Seguinte

 

Nuno Rocha # v.6.1 ©

 

:: Uma produção: Logotipo Astrolávio Azul - Citroën 2CV - Paixão 2CV :: © 1999 - 2010 Nuno Rocha :: Exclusão de Responsabilidade ::