A página da sua... da nossa Paixão!  
Página Inicial
paixão2CV
O Carro
Academia
Oficina
Biblioteca
Clubes
Devaneios
Internet
Mapa
Cont@cto

Citroën 2CV - 2CV

 
   
>> Paixão 2CV >> Oficina >> Óleo Lubrificante

Qual é o melhor óleo para um carro antigo, para um 2cv?

Aos utilizadores de carros antigos ou carros muito rodados são geralmente aconselhados óleos minerais. É utilizado o argumento de, como estes óleos têm um poder detergente menor, não limpam tão bem os resíduos acumulados no motor, permitindo assim o não aparecimento de folgas e o consequente aumento do consumo de combustível. É de referir o caso de se verificar que após a utilização de um óleo sintético num veículo já rodado, este passar a comsumir mais óleo do que era habitual.

No entanto para além desta razão, são aconselhados óleos minerais, pois estes apresentam viscosidades superiores, permitindo assim nos motores mais antigos, com maior desgaste e maiores folgas, contribuir para a manutenção da compressão do motor.

No entanto para aqueles que desejam um produto de qualidade superior para o seu carro um óleo semi-sintético ou sintético pode ser utilizado sem problemas. No entanto nunca deve utilizar graduações SAE inferiores a 15W XX! Este facto torna a escolha de um óleo sintético muito difícil, dado que as marcas presentes no mercado oferecem normalmente produtos com valores inferiores.

(Caso pretenda aprender um pouco mais sobre o tema óleos lubrificantes visite >> Óleo Lubrificante)

O que se deve fazer?

Para que não se verifique um desgaste anormal do motor ou avarias súbitas devem se ter alguns cuidados.

O nível do óleo deve ser verificado assiduamente. É normal um carro consumir óleo, por isso é aconselhável verificar o nível óleo entre duas mudas e fazer um atesto sempre que necessário. Para este atesto é preferível utilizar o mesmo lubrificante que se utilizou no enchimento.

Não é aconselhável que haja a mistura de óleos de marcas diferentes e em especial de tipos diferentes, ou seja nunca devem ser misturados óleos minerais com óleos sintéticos ou semi-sintéticos.

Para além de verificar o nível é aconselhável mudar o filtro do óleo sempre que se procede à muda do mesmo. Assim se evita a recirculação de partículas já depositadas no filtro e a contaminação do óleo novo.

Como mudar o óleo no 2cv, uma breve descrição?

Antes de mais deve saber o tipo de óleo que é aconselhado para o seu modelo, assim como a capacidade do carter. No caso de um 2cv 6 Club é aconselhado, para Portugal, o óleo com a graduação SAE 15 W 40, tendo o carter uma capacidade de 2,3 litros de óleo. ATENÇÂO: não deve ser colocada mais do que a quantidade indicada!

Em primeiro lugar é necessário retirar o óleo usado. Para tal deve estacionar o carro num sítio de preferência plano e após colocar um recipiente debaixo do carter desapertar o parafuso que se encontra sensivelmente no seu centro e deixar escoar o óleo, esperando até que não saia mais óleo. Esta operação é executada com melhor eficácia se o motor estiver quente. No entanto deve ser feita com o motor parado e se se realizar após uma viagem longa deve esperar-se algum tempo até que o óleo desça até ao carter.

Após se ter escoado todo o óleo o parafuso do carter deve ser novamente colocado no seu lugar. procedendo-se ao enchimento através da tubagem respectiva (ver figura) verificando o nível através da vareta do óleo do motor.



1-Bujão de enchimento;2-Vareta de nível

O óleo usado deve ser entregue para reciclagem ou em lugares próprios para tratamento, como por exemplo os eco-pontos.

Caso haja possibilidade deve ser também mudado o filtro de óleo. O filtro encontra-se do lado esquerdo (lado do acompanhante), ligeiramente atrás do cilindro. Para um acesso mais fácil pode ser desmontado o guarda lamas respectivo. Não deve ser preciso lembrar para mudar o filtro quando não existir nenhum óleo no carter! :)


Caso pretenda aprender um pouco mais sobre o tema óleos lubrificantes visite >> Óleo Lubrificante

 

Nuno Rocha # v.6.1 ©

 

 

:: Uma produção: Logotipo Astrolávio Azul - Citroën 2CV - Paixão 2CV :: © 1999 - 2010 Nuno Rocha :: Exclusão de Responsabilidade ::