A página da sua... da nossa Paixão!  
Página Inicial
paixão2CV
O Carro
Academia
Oficina
Biblioteca
Clubes
Devaneios
Internet
Mapa
Cont@cto

Citroën 2CV - 2CV

 
   
>> Paixão 2CV >> Academia >> Óleo Lubrificante - 4


Existem mais classificações de óleos?

Para além da SAE outros tipos de classificações são utilizadas para definirem graus de qualidade dos lubrificantes. Podemos destacar:

  • API – American Petroleum Institute;

  • ACEA – Associação dos Construtores Europeus de Automóveis;

API

Neste sistema de classificação, as propriedades e desempenho dos lubrificantes a testar são comparadas com as propriedades e características de óleos de referência. Pretende-se assim reflectir as condições de manutenção e necessidades de lubrificação da industria automóvel.

Os lubrificantes são divididos em duas categorias consoante se tratem de lubrificantes destinados a motores a gasolina, utiliza-se a letra "S" (Service), ou para motores Diesel, letra "C"(Commercial)

A classificação API é composta por um par de letras. A primeira indica o tipo de motor, "S" ou "C", como foi referenciado anteriormente. A segunda letra indica o nível de qualidade e desempenho requerido. Assim quanto mais avançada no alfabeto for a letra melhor será o desempenho do lubrificante, por exemplo o SJ tem melhores propriedades que o SH.

Os lubrificantes com um nível de especificação superior podem, de uma forma geral, ser utilizados em motores para os quais tenha sido aconselhado um lubrificante de desempenho inferior.

A tabela com as especificações mais recentes para motores a gasolina é apresentada de seguida.

Especificação

Data

Observações

API SJ

1996

 

API SH

1994

 

API SG

1989

Obsoleta

API SF

1980

Obsoleta

ACEA

O sistema de classificação ACEA para além do desempenho do óleo classifica também os vários componentes que fazem parte do seu fabrico, é portanto uma classificação mais rigorosa.

Os sistemas são distribuídos por três classes, cada uma das quais representada por uma letra: A – motores a gasolina, B – motores diesel (ligeiros) e E – motores diesel (pesados). Associada a esta letra aparece um algarismo que representa: 1 – lub. economizador de combustível(baixa viscosidade, primeiro enchimento do motor), 2 – lub. para uso geral e 3 – óleos de elevado desempenho. Existe ainda associado um conjunto de algarismos que indicam o ano de criação ou revisão da norma.

Agora não há que enganar, antes de comprar um óleo verifique o rótulo da embalagem.

Bem, Então qual é o melhor óleo para um Citroën 2CV?

A resposta está na nossa oficina, o melhor óleo para um Citroën 2CV.

Espaço Vazio - Citroën 2CV Página Seguinte

 

 :: Motor 4 Tempos :: Óleo Lubrificante :: Gasolina s\ Chumbo ::
Nuno Rocha # v.6.1 ©

 

 

:: Uma produção: Logotipo Astrolávio Azul - Citroën 2CV - Paixão 2CV :: © 1999 - 2010 Nuno Rocha :: Exclusão de Responsabilidade ::